Como surgiu a poesia?‏


     Poesia é forma de expressão literária que surgiu simultaneamente com a Música, a Dança e o Teatro, em época que remonta à Antiguidade histórica na Grécia Antiga (séc. V ao VII a.c). Junto com os filósofos na Grécia antiga existiam os “adis”, que eram poetas que declamavam seus versos junto com música.

     Já havíamos formalizado a composição em prosa, e já havia se tornado comum escrituras de ampla estrutura e com magnífica coordenação. A questão era que qualquer destes não obtinha sucesso ao tentar passar a emoção e a amplitude de nossos anseios, dos mais profundos aos mais rasos. 

     Então se buscou alguma coisa que facilmente expressasse a beleza e a simplicidade da vida, das experiências pelas quais viveu e do que enxerga, desde a luz da lua em um crepúsculo obsoleto beijando o mar negro de uma paria de areias claras, aos pedaços de morango de um delicioso vermelho forte como sangue de um lanche ao cair da tarde, até os profundos olhos verdes de um exausto pescador.

     Só se é possível explicar todas estas coisas de modo único, por meio da poesia, porque assim como falava Cesário Verde, um extraordinário poeta Português que retratava o que via por meio da poesia: - "Eu pinto quadros com palavras..." E realmente pintava, suas poesias derramavam coloração, surrealismo, verdade, aflição, agonia, alegria, alvedrio e grandiosidade. 

     A poesia é hábil a tudo isto, e foi com o anseio de conseguir "pintar com palavras" que a criamos.

P.S.: Para quem gosta do que eu escrevo aqui, dá uma passadinha no meu novo blog, inconvencional. Agradeço desde já!

5 comentários:

  1. É uma das artes mais difíceis porque exige treino e talento...
    Orgulho-me de fazer parte dela :)

    http://poesia-de-uma-vida.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca tinha parado para pensar sobre o começo da poesia, gostei de saber, haha. Qual o link do seu novo blog?!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Amei, muito bom!
    Gatinha estou atualizando o meu canal no youtube com vídeos semanais, visite e se gostar se inscreva, é muito importante pra mim! Beijinhos.
    Canal: https://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poesia nasceu de sentir, vibrar, arrepiar, gritar, chorar, sorrir, viver intensamente sempre!
    Conheça meu blog
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  5. Ah! Poesias... Nossas palavras mais verdadeiras encontramos nos textos...
    http://propria-mente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...