Sorria! Você está sendo manipulado

     Todo mundo no fundo sabe o quão manipuladora a mídia é, mas nunca realmente se deu conta disso ou ao menos procurou saber como funciona. Sempre achei a TV um mal terrível. As pessoas perdem o senso do questionamento e se sentem acomodadas em suas casas com a situação politica do país por causa dela. A mídia que determina o que bom para todo mundo, o que cada um vai usar, como vão se comportar, e etc. Uma filósofo americano listou principais técnicas usadas pela mídia para nos manipular. Cada tópico desta trará uma nova reflexão sobre o assunto e te informará.
Distração
     Uma das técnicas mais usadas pela mídia é a distração, que consiste basicamente em técnicas de controle social, desviando nossa atenção a problemas políticos, econômicos e sociais. Somos bombardeados pela TV com informações insignificantes, tornando mais difícil o publico ganhar interesse em assuntos essenciais, como científicos, sociais, econômicos, psicológicos, etc.
Problema. Reação. Solução.
     Outra técnica muito conhecida, e discutida consiste em criar um problema de impacto emocionalmente forte sobre a população, esperar a reação das pessoas e por fim colocar em prática um plano que beneficie o sistema. Um exemplo disso é um ataque terrorista. Dependendo de sua intensidade, o povo abriria mão de muitas coisas em troca de segurança. Após o atentado de 11 de Setembro de 2001, por exemplo, o governo dos EUA aprovou uma lei denominada Ato Patrióticono qual agências públicas ganharam o poder de invadir legalmente a privacidade dos cidadãos.
Mantendo o publico na ignorância 
     Essa é uma das técnicas mais utilizada como forma de manipulação, é a mais eficiente, principalmente em países com baixo índice de educação, como o Brasil. Essa técnica é utilizada em conjunto com a técnica da distração. Não é a toa que se investe tão pouco em educação para as classes baixas, afinal de contas, um povo ignorante é mais fácil de controlar. Na televisão, poucos são os conteúdos de qualidade apresentados e a situação está cada vez pior. Outro exemplo é a música, que teve uma decadência assustadora em termos de qualidade (conteúdo) desde o início do século XXI, principalmente no Brasil. Isso sem mencionar alguns sistemas religiosos que são uma forma descarada de alienação.
Estimular a ignorância 
Fazer com que o publico acredite que ser estupido, vulgar, e inculto é moda.
Sentimento de culpa

Consiste em fazer com que a população acredite que somente ela, é culpada por sua infelicidade. Assim o individuo não irá se revoltar contra o sistema politico-econômico, e ira se culpar por tudo, gerando um estado no qual a pessoa não sente necessidade de reagir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário