Será que vale a pena fazer cursos profissionalizantes?


     Cursos profissionalizantes é um coisa que todas às pessoas desejam fazer. Será que isso está certo? Acho que todo mundo recebe aqueles panfletos de propagandas de cursos quando vão fazer algumas comprinhas no centro, correto? E para aqueles que estudam sempre tem um representante comercial que vai na sua sala de aula e fala de como é essencial um curso no seu currículo para futuros empregos no mercado de trabalho.

     Mas será que é isso mesmo que o mercado de trabalho quer? Pode até ser, mas é bem difícil. Quantas vezes já recebi panfletos com anúncios de cursos, quantos representantes comerciais foram na minha sala falar que hoje em dia os cursos são essenciais no seu currículo para o mercado de trabalho. Pode até ser, sabendo escolher o curso certo. 

     Para o início aqueles que estão na fase da adolescência é bem mais fácil a busca de estágio pois hoje em dia existem algumas instituições que oferece serviços para futuros estágios, coisas que como essas são essenciais na busca de futuros emprego! Não vá se preocupar muito em cursos, os únicos curso que recomendo de início para você é um curso de informática, operador de caixa, vendedor ou algo relacionado a restaurante, esses sim é super essencial ou se preferir pode optar por um curso técnico, nada de faculdade por enquanto pois o curso técnico trabalha muito à prática, já curso superior mais a parte teórica e entre prática e teórica o que a empresa vai querer? Com certeza prática! Curso superior é mais pra quem prefere seguir carreira de professor ou coisa do tipo. Por isso, quando receber aqueles panfleto de cursos dizendo que são essenciais para a busca de emprego não vai cair nessa, hoje em dia as empresas querem mais é experiência.

     Uma coisa que recomendo muito é fazer estágio quando de menor, pois os com menores idades tem mais possibilidade do que os de maiores, eles apostam na inocência do de menor, acham que eles tem garra, interesse em aprender. Por isso aqui vai uma dica, não deixe passar qualquer oportunidade que apareça pois elas são únicas e devemos aproveitar como se fosse a única coisa que existisse em sua vida.

     Emprego hoje não é nada fácil, não vá pensar que quando ficar de maior você irá arranjar um emprego "fácil", se você pensa assim está muito enganado, procure por cursos importantes que serão essenciais no futuro e estágios, pois na maior idade isso irá lhe ajudar muito. Não é desmerecendo os cursos à longa duração, até porque isso vai muito da necessidade, disponibilidade de cada um. Digamos que, "Cada um sabe onde o sapado aperta". Se tu pode cursar algo que não venha a se preocupar com despesas, tipo, casa, comida etc... tudo bem. Cada caso um caso, sempre. Faça suas escolhas de acordo com suas necessidades. Fica à dica.

2 comentários:

  1. Ja fiz um curso profissionalizante. Iniciei aos 17 anos. Nao consegui nada de emprego. Entao fiz uma faculdade, ai que começou abrir as portas para mim. Eu acho que o que mais vale, independente de ser for curso ou faculdade, é a sua procura. No começo e dificil, mas vc tem que mostrar interesse e responsabilidade para os professores, e pedir indicações para eles. Isso conta mto!
    Gostei mto do seu texto e é basicamente é isso mesmo. Na fase da adolescencia e mais facil e as empresas sempre preferem a pratica!
    Beijos
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir