Anorexia: Magreza doentia parte II


      Continuando a série sobre anorexia, hoje vou falar sobre os sintomas que nos ajudarão a identificar pessoas vivendo sob esse tormento. Quero falar sobre os sintomas, como já sofri desse mal, me sinto preparada para falar reservadamente com quem identificar em si ou em um amigo os sintomas abaixo:

     Se isola das pessoas: O anoréxico passa muito tempo sozinho, não se enturma na escola, em casa evita ficar com a família. Principalmente na hora das refeições.

     Nunca ser visto comendo: Evita ao máximo isso, pois, sente vergonha de ser visto se alimentando. Sente que todos estarão reparando nele e que é culpado por se alimentar.

     Camufla-se ou se esconde usando roupas mais largas, pois se enxerga com peso maior que possui e não tem percepção de qual tamanho de roupas lhe cabe melhor. Tem tendência a só comprar roupas maiores, quando aceita comprar roupas.

   Possui uma mente de raciocínio mais lento, no entanto esse sintoma aparece num estágio mais avançado, quando a falta de alimentos e nutrientes já está afetando o funcionamento do corpo todo.

    Apresenta perca de peso rapidamente. Emagrece muito rápido e em pouco tempo consegue eliminar muitos kg. Alega não perceber, pois, em muitos casos realmente há distorção de imagem.

   Quando é elogiado pela perca de peso, fica sem graça, não aceita o elogio, diz que é mentira, e dependendo do grau de distorção, age como se fosse gozação ou ofensa.

     Exagerar na academia ou fazer muitos exercícios físicos em casa mesmo. Se preocupar muito com a caminhada, ou até mesmo passar horas andando sem motivo, apenas para emagrecer.

   Discute muito com as pessoas, se esconde atrás de brigas e sempre acha que é perseguido ou rejeitado pelo peso que é maior do que o peso que realmente possui.

   Depressão. Se isolar e odiar seu corpo acabam gerando depressão. Pois o anoréxico se sente menor, diminuído em relação ás outras pessoas. A depressão acaba piorando o quadro de anorexia nervosa.
Quando possui bulimia também, existem mais alguns sintomas que são:
     Esconder alimentos: Quem possui bulimia possui também compulsão alimentar e para sustentar o vício de comer muito, acaba escondendo os alimentos.

    Compulsão alimentar: Em geral, o bulímico possui compulsão alimentar que nada mais é do que comer muito, sem pensar, comer 3 ou 4 mil calorias numa única refeição. Geralmente come escondido.

    Provoca o vômito após comer: Alguns sinais que seu filho ou sua amiga está vomitando após comer é sempre ir ao banheiro após a refeição tomar banho longo, levar balde para o chuveiro ( para vomitar nele), vomitar em lixeiras, sair de casa após comer.
Junto com os sintomas comportamentais, aparecem os sintomas fisiológicos, tais como:
     Queda de cabelo; Ausência da menstruação (amenorreia); Desmaios frequentes; Queda da pressão; Pele ressecada, amarelada e com pelos finos, Boca seca e Frio excessivo.

Um comentário:

  1. sempre é bom saber dos sintomas de algumas doenças, para que possamos saber..

    Beijos,
    Blog
    Loja

    ResponderExcluir