Unindo ou afastando as pessoas?


     Um dos primeiros meios de comunicação da história foi a carta. Era por meio das palavras manuscritas que as informações eram repassadas de uma pessoa para outra, informações simples, ou extremamente importantes, como a carta que Pero Vaz de Caminha enviou ao rei de Portugal descrevendo todas as características das terras brasileiras.




     Com o passar dos anos e séculos, foram surgindo outros grandes instrumentos de comunicação com o telefone, a televisão, celular, computador e principalmente, a internet. Ela facilitou muito a vida dos seres humanos em relação aos outros. Com ela ficou mais fácil conversar com aquele parente que mora longe, saber tudo sobre a vida dos nossos artistas preferidos e estar sempre por perto dos nossos amigos.



     As redes sociais são o palco do início de muitas amizades, namoros (alguns até resultam em casamento), mas também formam, muitas vezes, o cenário do fim do mesmo. Elas podem ajudar a unir pessoas, mas também pode afastá-las. Não quero falar mal das redes sociais, eu, por exemplo, utilizo desde uns seis anos atrás. O problema em si, não está nas redes, mas sim no que fazemos com elas, uma vez que elas nos deixam bem mais expostos a “amigos” conhecidos ou não. Quanta gente não “tecla” por horas e horas com alguém  e ao encontrar esta pessoa na rua não diz nem um “oi”? Quanta gente não envia depoimentos, publicações, mensagens e e-mails dizendo “te amo”, mas na primeira oportunidade que aparece, se aproveita para falar mal de nós?
     Infelizmente as pessoas estão perdendo a essência, a essência do conquistar, do cativar, a essência de fazer novas amizades, de se apaixonar (...). Não se enviam mais cartas de amor, escritas a próprio punho. Devem pensar: “para quê se posso marcar a pessoa no Facebook e colar um texto qualquer?” Não se vai mais à praça conversar e tomar sorvete como se fazia antigamente, dificilmente se encontram para colocar as conversas em dia, pois tudo é dito via MSN ou Bate-papo.



     Ainda se utiliza as redes sociais para tentar amenizar a saudade daqueles que moram longe, ou interagir também com aqueles que moram perto, sem esquecer, claro, que a vida é muito mais que “curtir”, “comentar”, “compartilhar”, “tweetar”,”retweetar”, “teclar”, etc. e que amizades e amores precisam da presença para serem cultivados. Porque não ficar um pouco “off-line” para essas coisas e sair para curtir a vida e conhecer melhor o mundo lá fora? Em muitos casos, esse mundo digital pode, se permitirmos,  aproximar quem está longe e afastar quem está  perto.
    Facebook, MSN, Twiitter, Orkut, E-mail, entre outros, são apenas ferramentas de comunicação, e quem decide como elas serão manuseadas somos nós.


#PosteVocêTambém: NATALI MOURA | BLOG:. PRINCESA CRISTà

     Então, gostaram do post? Ficaram interessados em postar também? Faça que nem a Natali crie um post bem elaborado e criativo e envie pela nossa página exclusiva,   Poste Você Também. Quem sabe seu blog não apareça por aqui.

4 comentários:

  1. Amei sua observação, tudo o que penso está escrito aí, as pessoas perderam a essência de serem elas mesmas, para dar espaço à algo padronizado, infelizmente!
    Beijos
    O Cerejas Atrevidas mudou de nome e agora é SOU ESNOBE!
    Curti aqui!
    Sou esnobe

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade. As pessoas se esquecem de que existe um mundo lá fora. As vezes precisamos largar tudo, sair e respirar um ar fresco. Como o texto disse, conversar pessoalmente, conhecer gente nova. Quem não sabe usar moderadamente as redes sociais, acaba doente e sozinho. O pior que conheço pessoas assim. Triste.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ficar na internet 24/7, ainda aprecio muito quando me enviam cartas. Sempre que posso, mando cartas pras minhas amigas, acho uma coisa mais 'pessoal' e legal.

    Beijos,
    labellejournal.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  4. é verdade, concordo totalmente com ela, as pessoas ficam tão "plugadas na net" que esquecem de quanto é bom vivenciar verdadeiras amizades pessoalmente. A internet é um ótimo meio de se fazer amigos, mas também pode te tornar uma pessoa isolada...
    Cantinho da Menina Cristã (clique no perfil e visite)

    ResponderExcluir