Saiba tudo sobre o Enem 2012 e o que fazer.

     Pois é pessoal, chegou mais um ano e ENEM junto. Muitos morrem de medo por causa dessa prova, mas tem razão, porque essa prova é uma porcentagem de entrar em uma faculdade. Mas o que cai na prova é o que você vê durante o ano. As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já estão abertas.


Porque do ENEM?

     A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

Inscrição

     No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição. Podem se inscrever pela internet, no:  http://sistemasenem2.inep.gov.br.

    Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha.
    Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

Pagamento da Inscrição

     As inscrições custam R$ 35 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. A taxa de inscrição não é cobrado por alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, sua escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Mudanças

    Entre as mudanças para a edição deste ano do programa, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Data da aplicação da prova

   As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país, a partir das 13h, no horário de Brasília.
No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. Já no domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7.
O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

CAMINHO PARA O ENEM 2012
  • 28/05 - Início das inscrições
  • 15/06 - Término das inscrições ( até as 23h59)
  • 20/06 - Ultimo dia do pagamento da inscrição
  • 03/11 - Data da primeira parte da prova (Das 13h - 17:30)
  • Matéria: Ciências humanas e Ciências da natureza
  • 04/11 - Data da segunda parte da prova (Das 13h - 18:30)
  • Matéria: Linguagens, Matemática e Redação
  • 07/11 - Divulgação do gabarito
  • 28/12 - Resultado Individual

Taxa de inscrição R$ 35
ÁREAS DO CONHECIMENTO DO ENEM
  • Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
  • Matemática e suas tecnologias: matemática

As provas

    O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.
    O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.
   O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.     Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Conferência dos dados

   Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.
    Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar para que tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode

     O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

DICAS PARA A REDAÇÃO
  • I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
  • II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
  • V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A redação

     A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.
A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".
Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.
Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Os resultados

     Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

Curiosidades:
  • O exame, que no ano passado teve 5,4 milhões de inscritos.
  • O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.
Postado por: Talita Santos
Talita Santos Capricorniana, 21 anos, menina sensível e meiga. Gosto muito de escrever, conversar, escutar música e assistir filmes. Amo Deus em 1 lugar, depois vem família, namorado e amigos. Vivo cada dia intensamente, pois faz parte dos meus sonhos.@talitallsantos

13 comentários:

  1. Este ano não faço, ENEM, porém eu quero fazer ano que vem por experiência!

    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. me inscrevi, estou nervosa. :s

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelas dicas!
    http://www.vitrola3000.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa muito bom esse post !!
    Bem esclarecedor!!
    Passando para agradecer a visitinha
    e o carinho...
    Um abraço

    BarbieLicious Pink
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkk faz 1 semana que fiz um post parecido com esse e já estava programado, e agora que vejo que você postou um igual kkkkkkk mas o meu é menor, e escrevi com minha palavras *-* O ENEM só é ruim uma coisa, pois vc fica toda dolorida depois kkkk
    bjs

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. *------------*

    Heey ta sabendo da novidade ? ta rolando um sorteio em meu blog ;D não deixe de concorrer a um lindo "casaco college"

    - Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com/ veja as novidades bjs

    ResponderExcluir
  7. Super adorei a postagem!
    Fiz minha inscrição na terça, e seu post esclareceu todas as minhas dúvidas! Obrigado pelas dicas e até mais ^^

    Revolução Nerd

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz minha inscrição ^^
    agora é só esperar o dia da prova e estudar muitooo!
    Post super válido, é dificil encontrar por aí...

    http://semcontrole.net.tc

    ResponderExcluir
  9. Mt interessante para qm vai fazer o Enem ;) ótimo post! bjs, Stardolleiras

    ResponderExcluir
  10. Nossa, parece mentira que eu já passei pelo ENEM. Ano passado eu fiquei suuuper nervosa por causa das provas mas foi tudo beeeem calmo. O negócio é estudar as táticas de usar bem o tempo, porque com tempo de sobra a gente não fica nem nervoso. Isso é importante duplamente no dia da redação. Mas no final, tudo dá certo...rsrsrs

    Adoreei as dicas, mas tô chocaada que a taxa seja desse valor. Ano passado eu não paguei nada por ser estudante e taalz...=/

    Beeijo amore!
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante, obrigada pelas dicas.

    Jeff eu concordo com teu comentário, as vezes a pessoa fica em dúvida se é mermo verdade o que comentaram haha

    ResponderExcluir
  12. Opa, esse ano eu tbm vou fazer o ENEM xD mas só no proximo semestre, porque nesse estou um pouco enrolada >.<
    Mas enfim, sei que se eu for bem na redação (algo que sempre fui - olha a modesta xD)o resto eu tiro de letra u.u kkk
    Adorei a postagem, vai ajudar bastante gente que estava em duvida :3

    Até~
    www.tortademenina.com

    ResponderExcluir
  13. É a primeira vez que vou fazer,só quero ver 'meu Deus !! HAHA'mais amei as dicas :) Muitoo Obrigadaaa :D

    http://fanideisi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir